sexta-feira, 16 de julho de 2010

A definição de tristeza !




A definição de tristeza é a falta de alegria. É o aspecto revelador de mágoa ou aflição, melancolia.
Isso geralmente se deve a fatos inesperados, ocorridos em tempo presente. Mas serão tão inesperados assim? Geralmente a tristeza nos acompanha com a morte de um ente querido ou amigo. Ficamos tristes por perder a companhia que tanto nos agradava. Sentimos imediatamente saudades de um futuro que não vai mais acontecer. Já sabemos que podemos "ir" depois de pessoas do nosso convívio, mas por quê, quando isso acontece, nos choca tanto?

A tristeza também impera quando um amor se desfaz. Mais uma vez perdemos alguém que estava ao nosso lado. Outro fator para se ficar triste é a traição não só de cônjuges, como também de amigos ou pessoas nas quais confiamos e que, agora, nos decepcionaram.

Outro fator preponderante é a não realização de sonhos. Muitas vezes, pretende-se muita coisa. Sonhamos com os mais variados fatos, mas nem sempre os sonhos se realizam. E, geralmente, esses sonhos envolvem também outras pessoas, direta ou indiretamente. Se sonhamos com uma viagem perfeita, todo o ambiente para tal tem que estar em harmonia, não só das pessoas que irão nos levar para essa viagem como, até mesmo, o tempo (se chove ou está frio ou está muito quente). Sonhamos também com um emprego que nos dê melhores condições, não só financeiras, mas também nos dê prazer em trabalhar. Sonhamos com o companheiro ou companheira ideal, que nos complete. E por aí vai...

Estes são só alguns exemplos de como a tristeza acontece quando não se realiza o que queremos.

Mas já perceberam que sempre que a tristeza vem, seja por que motivo for, ou sonhos desfeitos ou não realizados, ou afastamento de pessoas, etc. Ela sempre aparece pelo fato de dependermos de condições externas para sermos felizes. Já perceberam isso?

Sempre dependemos de algo ou de alguém para sermos felizes. Se isto não acontece, ficamos tristes. Vocês podem dizer: “isto é a vida em sociedade”. Sim, tem razão. Mas quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quero dizer, o que vem primeiro? A necessidade de se estar acompanhado e expressar amor num sentido disfarçado de posse? Pois se perdeu uma pessoa ou se desfez um sonho, foi uma coisa sua que se afastou de você. Ou será que vem primeiro o que a sociedade nos impôs de que a melhor maneira de se viver e de se expressar amor é estar sempre em companhia de outras pessoas, ou depender de outras pessoas para sermos felizes?
Realmente não sei o que nasceu primeiro. Concordo que o convívio faz bem, principalmente quando encontramos pessoas que se identificam conosco. Mas acho que há uma grande distância entre ser feliz porque se está com essas pessoas e ser feliz porque se esta bem consigo mesmo, não encarando a perda, seja lá como for, como uma obrigatoriedade de sentir tristeza.
Podemos ser felizes com nós mesmos. Isso gera um prazer imenso que só faz bem, não só a você mesmo, como também às possíveis pessoas que estão em sua volta.
Mais cedo estava feliz agora estou triste pois confirmei uma coisa que sempre desconfiei...A dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza. O que posso fazer agora que sei da verdade depois de tanto tempo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário